Article Category Blog

6 dicas para uma boa adaptação escolar

A adaptação na escola é, na verdade, uma adaptação das crianças assim como das famílias. Se você tem dúvidas sobre como acontece esta transição, saiba que é normal sentir-se assim!

Veja como lidar com este momento do seu filho:

1. Aja de forma positiva ao frequentar a escola.

A escola representa para a criança uma nova forma de interagir com pessoas de fora do seu círculo familiar.É importante que você dê o exemplo para seu filho fazendo comentários positivos sobre a escola.

Se você demonstrar apreensão, seu filho terá a impressão de que a escola deve ser temida.

2. Não desanime diante do choro.

A entrada na escola coincide com um momento do desenvolvimento da expressão oral do seu filho, então pode ser que ele não saiba expressar-se com palavras e sim com o choro.

O choro pode acontecer antes mesmo de vocês saírem de casa, afinal seu filho está partindo para uma situação desconhecida. Lembre-se de que superar o desconhecido irá favorecer a autonomia e o bom desenvolvimento socioemocional.

3. Crie espaço para que seu filho interaja sem seu apoio.

A possibilidade de você e seu filho ficarem em sala de aula para que a criança se sinta à vontade no ambiente escolar pode ser uma alternativa interessante para uma boa

adaptação escolar. No entanto, tenha cuidado para que seu filho interaja com as demais crianças e com a professora.

Assim que seu filho deixar de olhar em sua direção em busca de apoio, é o momento de discretamente deixar a sala de aula, sem que seu filho perceba.

4. Se seu filho já ficou na escola um dia completo, evite retira-lo mais cedo.

Alguns pais pensam que se seu filho ficou um dia completo na escola, é correto premiá-lo retirando-o mais cedo no dia seguinte. Na verdade, este comportamento não é adequado, pois sem uma regularidade de comportamento, isto é, sem uma rotina, a criança se sente insegura e a adaptação é mais demorada.

5. Persista nas segundas-feiras.

Após um final de semana inteiro com a família, voltar para a escola pode ser mais difícil. Isso acontece, pois, o vínculo com a família já foi bem mais desenvolvido do que com a escola. E as crianças, instintivamente, evitam situações que sejam novas, afinal adaptar-se requer expandir sua zona de conforto.

6. Não se puna por ter que levar seu filho à escola.

Se a ida a escola acontece devido a necessidade dos pais de trabalhar, às vezes, os pais sentem muita culpa. Se você se sente assim, lembre-se de que a escola terá uma participação determinante no desenvolvimento saudável do seu filho. Ao você fornecer ao seu filho o privilégio de frequentar a escola, você está, também, contribuindo para que ele evolua cognitivamente, emocionalmente e em sua autonomia.

A educação é um direito de todo ser humano e um aspecto essencial para a vida!

Este conteúdo foi relevante para você? Continue nos acompanhando!

Como Chegar?

Largo Três de Maio, 88 - Vila Pires
Santo André - Próximo à Avenida D. Pedro I
(11) 4972-1058 (11) 4451-2201

Como conheceu a escola

Selecione o nível de escolaridade de interesse

Conectando pessoas

Converse com um de nossos atendentes via WhatsApp e tire todas suas dúvidas.

Converse conosco no WhatsApp
Close and go back to page