Este mês, o tema deste artigo foi o mais votado pelas famílias dos nossos alunos nas redes sociais. A Lição de casa foi o tema que recebeu mais votos, talvez, por fazer parte da vida dos alunos durante toda a Educação Básica e de suas famílias.
A lição de casa é parte da vida escolar das crianças e sua colaboração vai potencializar a aprendizagem do seu (sua) filho (a)!
Veja abaixo como agir:
Promova o pensamento crítico
Se a criança diz que não sabe como fazer a lição de casa, nunca diga a resposta. É possível que ela queira aproveitar o momento com você para ter mais da sua atenção (ou um mimo, como falamos informalmente). Ajude-a a chegar a resposta fazendo perguntas que vão servindo de guia.
Meu filho diz que não precisa da minha ajuda
A autonomia deve ser valorizada sempre, então se seu (sua) filho (a) diz que não é necessário que você faça a lição com ele, você pode verificar a lição de casa assim que ele tiver terminado. Este combinado deve ser suspenso se você detectar alguma dificuldade ou se o desempenho da criança nas avaliações não for satisfatório.
Meu filho tem excelente desempenho na escola
Seja muito cuidadoso ao deixar que seu filho faça a lição de casa sem nenhum tipo de monitoramento seu. Até a conclusão do ensino fundamental, é recomendado que os pais acompanhem de perto a vida escolar dos filhos, pois eles ainda estão desenvolvendo a maturidade e a responsabilidade.
Como agir se o filho persistir em errar
Se ao monitorar as lições de casa, você percebe que um erro é persistente, procure a equipe pedagógica sem demora. É possível que seu (sua) filho (a) não acuse esta dificuldade quando está com outros colegas e os professores poderão agir se receberem sua observação.
Durante as lições de casa do seu (sua) filho (a):
Com estas dicas, você vai ser ainda mais aliado do sucesso do seu (sua) filho (a)!