Como orientar os filhos na adolescência

O comportamento dos filhos a partir dos 11 anos pode ser muito diferente da expectativa dos pais. Este momento do desenvolvimento costuma coincidir com um distanciamento dos pais em relação aos filhos. No entanto, os filhos continuam precisando muito da família, então preparamos algumas dicas, vindas de especialistas em teens para os pais dos jovens dos 11 aos 15 anos.


Racionalidade em queda

A partir dos 11 anos, os jovens se tornam mais voláteis e precisam de um adulto para guia-los. É uma fase na qual a pré-adolescência contribui para que eles fiquem mais emotivos e imediatistas.

Além disso, a habilidade de tomar decisões a longo prazo se enfraquece. Neste
cenário, o adolescente pode ter dificuldade em perceber que as situações podem ser resolvidas com ajustes e tendem a medidas radicais.

Os pais precisam ficar atentos para que o pré-adolescente não tome decisões das quais vá se arrepender por não ter pensado bem e sido racional a respeito.

Organização

A intensidade da adolescência pode deixar seu filho mais desorganizado. Nesta fase, é importante dar pequenas dicas de como ele mesmo pode se organizar melhor. Você pode deixar um lembrete em seu quarto, por exemplo.

Resista a tentação de fazer as tarefas por seu filho, afinal, a idade adulta se aproxima e ele é capaz, só falta organizar-se.

Também, busque dar dicas e evite longos discursos sobre a toalha molhada que ficou sobre a cama, por exemplo.

Proximidade para conversar

A partir dos 13 anos, os pré-adolescentes podem experimentar mudanças bruscas de humor. Alguns pais relatam que os filhos dizem que querem ficar a sós e que já podem tomar suas próprias decisões, mas não é bem assim. O que acontece com frequência é que a instabilidade típica da adolescência pode fazê-los sentir sem modelos a serem seguidos.

Os adultos precisam ser exemplos nos quais o adolescente possa se espelhar. Além disso, o os hormônios podem deixar o adolescente mais sensível ao stress, então os pais que precisam ser o lado positivo nas discussões.

A socialização

A partir dos 13 anos, a opinião externa é muito importante para o jovem, que pode ficar muito abalado após uma simples divergência de opinião com um colega.

Como adultos, é interessante buscar saber que as companhias dos filhos são pessoas que compartilham os mesmos interesses deles. Afinal, é comum nesta idade uma busca por colegas populares dentro de um grupo, mas, segundo os especialistas, não é válido que o pré- adolescente mude suas companhias em busca de popularidade.

Apesar de parecerem independentes, os adolescentes vivem um período particular do desenvolvimento e pesquisas apontam o quanto eles necessitam do suporte dos pais para a passagem para a vida adulta.

Você já sabe com que compartilhar este artigo?

*Especialista consultada:  Sue Shellenbarger (The Wall Street Journal, 2016)

Acompanhe-nos nas redes sociais

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Veroti Digital em parceria com a Duoeme Comunicação.