Porque meu filho precisa ser um bom leitor? Como contribuir para isso?

A leitura não está somente relacionada com a língua portuguesa. Ser um bom leitor é uma habilidade para se comunicar com sucesso e navegar entre diversas áreas de interesse. Portanto, ser um bom leitor torna possível ser bem-sucedido e ter mais liberdade. 

Estes argumentos, que já são muito poderosos, se somam ao poder que a leitura tem de promover entretenimento e informação, afinal os gêneros textuais são muitos! Estas dicas são para você contribuir para seu filho se transformar em um excelente leitor:

  1. É importante diversificar

Você já deve imaginar que ler muitos textos do mesmo tipo (no papel ou na tela) não é tão transformador, pois normalmente um gênero textual conserva uma estrutura e vocabulário parecido mesmo que o conteúdo mude. Veja este exemplo: Se seu filho ler receitas culinárias com frequência, ele irá conhecer muitas unidades de medida (litro, kilo, grama), mas não terá a oportunidade de conhecer conectores que são muito importantes, mas não são frequentes neste tipo de texto, por exemplo: entretanto, mas, apesar etc.    

Então, o segredo é estimular que seu filho conheça textos de gêneros diferentes. Alguns exemplos são: contos, receitas, histórias em quadrinhos, notícias, mas há muitos outros.

 Nosso colégio dispõe de biblioteca física e digital para que a leitura possa acontecer em múltiplas ocasiões. Somadas, elas ofertam aos nossos alunos mais de 30 mil títulos de ficção, aventura, história e muito mais! Acreditamos que para gostar de ler, nossos alunos precisam ter a leitura como parte da sua vida.
Portanto, nossa equipe desenvolve um projeto de leitura para que os alunos leiam um livro diferente a cada semana ou a cada quinzena, de acordo com a idade da criança. 

  1. Seja persistente

A leitura é uma habilidade que exige muito de nós, quando somos crianças. Então, pode acontecer de seu filho “torcer o nariz” para a leitura antes mesmo de saber o conteúdo que será lido. Nossa recomendação é continuar a estimular a leitura, que se torna mais fácil o quanto mais for realizada. 

Você pode fornecer um texto que seja de um tema que você sabe que ele adora. Por exemplo: Se o brinquedo favorito do seu filho é um leão de pelúcia, é uma boa ideia presenteá-lo com uma revista informativa sobre este animal. 

  1. Leitura como lazer 

Associar a leitura com uma obrigação não é boa ideia. Para ser um bom leitor, o ideal é que seu filho tenha esta atividade como parte do seu cotidiano e, mais ainda, parte do seu tempo de lazer. 

Você pode apoiar seu filho dando um vale-presente de uma livraria para que a criança possa escolher o título que mais chama sua atenção. Nesta escolha, é importante acompanhamento para que os livros, revistas ou gibis escolhidos sejam adequados à idade da criança. 

Outra ideia valiosa é transformar a visita à uma livraria em um passeio. A ideia é apreciar os títulos em exposição e conhecer o que existe e quais assuntos é possível encontrar, mesmo que a intenção não seja comprar. Além disso, este passatempo é uma ótima forma de estar com a família!

Finalmente, é especial ler para seu filho quando ele ainda não consegue sozinho e mesmo depois que seu filho tiver uma leitura fluente, as leituras são um excelente início de conversa. Sobre o que você tem lido nestes últimos tempos? 

Acompanhe-nos nas redes sociais

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Veroti Digital em parceria com a Duoeme Comunicação.