Prevenção de acidentes com as crianças estando mais tempo em casa

Conforme as aulas presenciais voltaram a ser suspensas, as crianças ficam mais tempo em suas casas. Esta mudança na rotina abre caminho para a ocorrência de acidentes domésticos, afinal, sabemos que as famílias estão muito atarefadas com o trabalho, as tarefas de casa e o cuidado com os filhos. Não é uma questão de falta de cuidado, mas, envolvidos em tantas tarefas, podemos possibilitar que nossos filhos se machuquem, então o melhor caminho é prevenir os acidentes para evitar idas ao hospital. Daremos a seguir algumas dicas para ajudar as famílias! 

Espaço para movimento
Sabemos que não é da natureza da criança ficar contida. As crianças gostam de explorar o ambiente e movimentar-se livremente, então tente organizar um dos cômodos da casa com espaço para que as crianças não se machuquem ao brincar, batendo em um móvel, por exemplo. Se não for possível mover sofás e cadeiras, ao menos, verifique peças soltas que podem cair e tapetes que podem fazer com que as crianças escorreguem. 

Janelas

As janelas estão em destaque por serem, no momento, a forma de poder ter algum contato com o exterior. Então, é esperado que as crianças sejam atraídas por sons externos e se debrucem nas janelas. Grades ou telas de proteção evitam uma queda grave, mas além disso, vale verificar se as crianças não têm acesso às janelas escalando cadeiras ou outros móveis que possam não suportar seu peso e causar acidentes. 

O perigo do tédio 

Enquanto estão em casa e não podem divertir-se na escola ou com outros amigos, seus filhos podem buscar distrações em itens que você tem em casa e que até então passavam desapercebidos pelas crianças. São exemplos: medicamentos, tomadas, ferramentas, sacolas plásticas, fósforos, itens cortantes, produtos que não devem ser ingeridos (como o próprio álcool 70%).
Então, vale a pena se colocar no lugar do seu filho e passar pela casa com olhos de criança que busca algo para brincar. O que despertaria a sua curiosidade de criança, mas pode ser perigoso?      

Cuidado dobrado

Para evitar a contaminação com a COVID-19, tornou-se normal termos em casa álcool em gel, álcool 70% na forma líquida e sabonetes em barra e líquidos. Vale identificar cada um e deixar que a criança tenha acesso a estes itens com a supervisão de um adulto para evitar dois riscos: 

  1. Que a criança se confunda com os conteúdos dos recipientes e leve-os a boca e olhos. 
  2. Que a criança, buscando seguir as orientações da família, exagere no uso destes itens e desenvolva uma irritação na pele. 

Esperamos ter ajudado! Até a próxima!

Acompanhe-nos nas redes sociais

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Veroti Digital em parceria com a Duoeme Comunicação.