Dificuldades com o retorno das aulas presenciais. O que fazer?

De forma gradual, as aulas presenciais estão voltando em forma de rodízio. Esta organização é inédita na Educação Infantil e no Ensino Fundamental no Brasil, então os alunos podem apresentar alguns comportamentos incomuns. Se você está enfrentando dificuldades com a participação dos seus filhos no rodízio das aulas presenciais, este artigo é para você! 

Veja nossas dicas de como a família pode agir: 

  1. Meu filho chora para ir para a escola.

Percebemos que alguns alunos estão readaptando-se ao ambiente escolar. Portanto, é possível que seu filho chore para ir para a escola, afinal, o período de afastamento da escola foi muito grande para a percepção de tempo que as crianças têm.
Como família, estimule seu filho a enfrentar o medo e evitar faltar às aulas presenciais. A escolha de enviar o filho para a escola é muito pessoal, mas não recomendamos que seja pautada exclusivamente pelo choro da criança. Você pode tranquilizar seu filho falando dos cuidados que existem na escola para evitar que ele adoeça com a COVID 19, tais como: Álcool gel nas entradas e nas salas de aula; distanciamento das carteiras das salas de aula, nas entradas, saídas e intervalos e medição de temperatura.  

  1. Meu filho não está comprometido com a escola

Algumas crianças e jovens estão menos comprometidos com a realização das atividades. As preocupações causadas pela COVID 19 e pelo distanciamento social representam tensões que estes jovens e crianças não experimentavam antes. Nossa escola tem o hábito de conversar com as famílias dos alunos que precisam de um acompanhamento mais próximo dos pais. 

O comprometimento com as atividades escolares é muito importante, pois estamos desenvolvendo o planejamento escolar normalmente, então um descuido pode deixar o aluno com dúvidas sobre as aulas. 

  1. Meu filho sente falta dos amigos 

O distanciamento social está impossibilitando uma atividade que as crianças amam: brincar juntas. Para os jovens, também, a falta do convívio social é prejudicial. No entanto, o distanciamento social objetiva um benefício a longo prazo, então recomendamos que os alunos participem do rodízio das aulas mesmo que que os amigos estejam participando das aulas online. 

Finalmente, se você tem alguma dificuldade que não mencionamos, escreva para nós (contato@colegioluizblanco.com.br) e faremos o próximo artigo para você! 

Acompanhe-nos nas redes sociais

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Veroti Digital em parceria com a Duoeme Comunicação.