Muitos pais se perguntam como apoiar para que seus filhos sejam a melhor versão de si mesmos. Este artigo explorará algumas informações sobre como a leitura estimula o desenvolvimento de crianças e jovens.
Para as crianças pequenas que ainda não falam
Se engana quem pensa que a criança pequena, que ainda não fala, não pode aproveitar a leitura! Na verdade, ao ouvir uma história, a criança tem contato com muitos fonemas que poderá usar ao falar. As crianças nascem capazes de emitir fonemas de todas os idiomas, mas ao ouvi-los nas histórias, elas aprendem o modo de usar os fonemas para se comunicarem.
Aos pais, uma dica: leia para seu filho histórias de enredo simples, pois o tempo de concentração das crianças é bem curtinho.
A idade escolar
Para as crianças em idade escolar, a leitura é fundamental, mesmo que ainda não leiam! Afinal, elas dominam a comunicação falada, mas estão apenas começando na comunicação escrita. Ao ouvir histórias, elas ganham repertório para escrever.
Haverá, também, o momento no qual as crianças se arriscaram a ler as histórias. Para os pais, é um momento mais de elogio e apoio. Não é necessário corrigir todos os erros que a criança cometer, pois não queremos desencorajá-las.
Para as crianças que são leitoras há pouco tempo, textos com rimas são divertidos!
Adolescência
Na pré-adolescência, seu filho (filha) terá estruturas cognitivas para avaliar com maior criticidade o teor das histórias. (Em algumas crianças, observamos esta capacidade bem antes.)
Nesta fase, é um bom momento para debates sobre a atitude das personagens ou sobre a moral das histórias. Além disso, recomendamos que os jovens nesta idade já consumam notícias para alimentar seu conhecimento de mundo.
Se seu filho prefere outras atividades, a leitura não precisa ser deixada de lado! Crônicas e histórias em quadrinhos são curtas e são um excelente passatempo!
Em nossa escola, temos um projeto de incentivo à leitura para todos os níveis, afinal, a leitura é benéfica independentemente da idade! (Inclusive para os adultos). Vamos dar o exemplo em casa?