A lição de casa é parte da vida escolar das crianças, mas quando seus filhos começam a trazer as suas para casa, muitas famílias têm dúvidas. Afinal, os responsáveis sabiam como agir enquanto alunos. Como agir corretamente com a lição de casa enquanto pais?
Trouxemos algumas dicas para vocês!
- Primeiro, a organização
O primeiro passo é estabelecer um momento do seu dia para acompanhar a lição de casa. Evite os momentos em que seu filho está muito cansado ou que você não poderá ajuda-lo caso precise. Quando você encontrar o momento que funciona para sua família, fixe-o na rotina e evite mudar.
- Segundo, o local
Para os pequenos, a lição de casa será um dos seus primeiros compromissos. Então, esse é o momento de ensinar responsabilidade! Oriente as crianças a fazer as lições em um lugar sem distrações e ruídos. Não vale fazer a lição de casa com a TV ligada, por exemplo.
- Meu filho diz que não sabe
Se a criança diz que não sabe como fazer a lição de casa, nunca diga a resposta. Ajude-a a chegar a resposta fazendo perguntas que vão servindo de guia. (Deixamos abaixo uma tabela para ajudar você)
Diga: | Nunca diga: |
“Você tem certeza de que esta é a resposta?“Por que você acha que o resultado é este? ”“Você errou agora, mas é capaz de acertar”“Conte como o professor explicou. ”“Você consegue me explicar com suas palavras? ”“Como podemos resolver isto de outra forma?” | “Você não sabe mesmo! ”“A resposta é ….”“Seu irmão (ou outra criança) saberia responder. ”“Seu professor não ensinou direito”.“Eu sei que você tem dificuldade.” |
- Meu filho diz que não precisa da minha ajuda
A autonomia deve ser valorizada sempre, então se seu (sua) filho (a) diz que não é necessário que você faça a lição com ele, você pode verificar a lição de casa assim que ele tiver terminado. Este combinado deve ser suspenso se você detectar alguma dificuldade ou se o desempenho da criança nas avaliações não for satisfatório.
Se ao monitorar as lições de casa, você percebe que um erro é persistente, procure a equipe pedagógica sem demora.
Com estas dicas, você vai ser ainda mais aliado do sucesso do seu (sua) filho (a)!